segunda-feira, 7 de setembro de 2009


A QUESTÃO DO CONFORTO E DESCONFORTO NO ESPAÇO URBANO


Durante a intervenção no Solar da Baronesa hoje Centro Cultural da UFSJ,pode-se perceber alguns fatores que permitem ao solar ser um ambiente confortável.
Quanto ao conforto térmico o casarão por apresentar um pé direito muito alto faz com que o calor armazenado ( que tende a subir) fique em uma zona mais elevada,o que não é percebido pélas pessoas tornando o local agradável.Apesar da circulação de ar no primeiro andar ser limitada pelo fato de algumas janelas e portas serem mantidas fechadas,essa característica não interfere na sensação térmica pecebida no ambiente.
A iluminação natural pode ser bem aproveitada tornando o ambiente agradável sem necessidade de uma iluminação excessiva apesar da iluminação artificial ser utilizada em alguns locais do ambiente.
Já a chamada Rua da Cachaça ,apresenta algumas características que a tornam desconfortável.
Por ser estreita o calor fica retido,contribuindo para que ela se aqueça mais, o que é agravado devido a presença da cor branca das paredes presente en grande parte das casas.
Apesar do desconforto térmico a rua é bem iluminada ,pois a incidência de sol é grande.Contudo,esta acaba também por colaborar no seu aquecimento.
Fica evidente,portanto,a diferença entre esses dois locais no espaço urbano onde a questão do conforto e do desconforto foi analisada,o que reflete a importância de tais conceitos para a construção de espaços com qualidade.












Rua da Cachaça e detalhe do Solar da Baronesa



Nenhum comentário:

Postar um comentário