terça-feira, 20 de outubro de 2009


INHOTIM



A primeira viagem do curso de Arquitetura teve como destino o Centro de Arte Contemporânea Inhotim que fica em Brumadinho.
Em Inhotim a harmonia da combinação entre arte e natureza o torna um lugar inesquecível.



Pode-se observar no local grandes istalações artísticas e galerias espalhadas pelo parque,além de projetos paisagísticos inspirados ou feitos por Burle Marx.




TERCEIRO SEMINÁRIO
O tema do seminário foi Design e tudo que se refere a ele,como por exemplo,a ergonomia.
Neste os grupos leram textos e elaboraram 3 perguntas relativas a eles.Cada grupo apresentou uma pergunta que foi discutida com os demais.
A pergunta apresentada por meu grupo diz respeito ao texto: "O que é ergonomia?"
Além disso,o seminário não foi finalizado sendo as discussões prosseguidas no dia 20 de outubro de 2009.
FINALIZAÇÃO DO TRABALHO...
Depois de várias visitas,medições,plantas,croquis,idéias e discussões,chegou a hora de finalizar o trabalho através de um caderno técnico.
Nesse caderno que constará de 5 páginas frente e verso,será descrito todas as etapas realizadas para que a intervenção no Solar da Baronesa,de que meu grupo participou,ficasse pronta.Indo desde o processo projetivo até a execução da mesma.
Por fim os cadernos técnicos serão reunidos na forma de um livro que ficará arquivado na UFSJ.
INTERVENÇÃO NA RUA DA CACHAÇA

No dia 2 de outubro a Rua da Cachaça se transformou com idéias muito criativas de intervenção.
Usando materiais e conceitos diferentes cada proposta só veio reafirmar o quanto a arquitetura tem o poder de modificar espaços tornando-os mais interessantes.

Proposta de intervenção de um dos grupos

domingo, 11 de outubro de 2009

ANÁLISE CRÍTICA DA EXPOSIÇÃO PERCEPÇÃO E REGISTRO GRÁFICO
A turma estava novamente reunida no Solar da Baronesa no dia 30-09-09 ,mas agora com um novo objetivo o de discutir os resultados da exposição.
Foram abordados os aspectos positivos,negativos,a integração do espaço,a correspondência com a proposta inicial,além das idéias em geral.Enfim uma série de fatores que servirão de embasamento para os futuros projetos que virão...

sábado, 10 de outubro de 2009

GALERIA DE FOTOS...
Solar da Baronesa na noite de abertura

Arco de barbante que abria a exposição
Varal de desenhos
Sala de desenhos de espaço negativo


Sala de desenhos de paisagem e dos auto-retratos





Sala dos desenhos de nú artístico



Sala dos cadernos processuais e ateliê




Espaço do ateliê sendo utilizado pelos visitantes



Desenhos produzidos no espaço

Abertura oficial da exposição


Que contou com a participação do reitor da UFSJ Helvécio

E teve direito até a música ao vivo

Meu grupo reunido e abaixo a turma de arquitetura


EXPOSIÇÃO PERCEPÇÃO E REGISTRO GRÁFICO...

Eis que chega o grande dia...

No dia 29-09-09 ocorreu a abertura de nossa exposição.Depois de muito trabalho tudo estava pronto,a expectativa era grande, não havia apenas nossos desenhos ali,mas também nosso primeiro projeto como futuros arquitetos.
De modo geral o espaço ficou muito interessante, cada grupo usou de sua criatividade para em cada sala, cada detalhe ,representar técnicas e a evolução dos desenhos expostos.
Bom quanto ao espaço projetado pelo grupo do qual faço parte, farei uma breve descrição e análise do mesmo.
Os cadernos processuais foram colocados em sacolas suspensas remetendo à idéia de que eram cadernos para serem levados na bolsa.

A projeção da chuva de cadernos que pareciam cair dentro das bolsas, surpreendeu e contribuiu para tornar o espaço mais interessante.


A cortina de pranchetas bem como os painéis serviram para que os visitantes depois de verem diferentes trabalhos,técnicas e materiais pudessem desenhar.A única regra era usar a criatividade e a imaginação.




Os materiais de desenho ficaram suspensos para que fossem experimentados mais facilmente.



O que mais me deixou feliz é que conseguimos alcançar nosso objetivo no espaço do ateliê,o de motivar as pessoas a se expressarem,o que ocorreu através de desenhos muito diversos.O que comprova a idéia de que a arte pode ser feita por todos e para todos.
MONTAGEM DA EXPOSIÇÃO...
No dia 28-09-09 iniciamos a montagem da exposição,que foi concluída no dia 29-09-09.Havia chegado a hora de vermos nossas idéias sendo realizadas, com muito trabalho é verdade mas com um resultado gratificante.
Essa foi uma grande experiência de aprendizado,uma vez que não só projetamos o espaço,mas também confeccionamos todos os elementos que o compuseram,e executamos todas as fases do processo de montagem do mesmo.
Foi importante ainda, perceber as dificuldades enfrentadas ao se efetivar um projeto,tais como a limitação de recursos financeiros,a burocracia para conseguirmos materiais,o atendimento à proposta inicial,dificuldades essas que vamos nos deparar em nossa vida profissional como arquitetos.
Durante a montagem contamos com o apoio de alguns técnicos e eletricistas que colaboraram e muito com o processo, uma vez que tínhamos uma série de restrições pelo fato do Solar da Baronesa ser uma edificação histórica.
Abaixo fotos do processo de montagem da exposição.






sexta-feira, 2 de outubro de 2009

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

SEGUNDO SEMINÁRIO

A proposta desse seminário foi a análise da obra de um arquiteto de acordo com os conceitos do livro Lições de Arquitetura .Meu grupo discutiu sobre a Praça da Soberania de Oscar Niemeyer em Brasília .



O projeto teria surgido a partir de quatro demandas: a necessidade de estacionamento para veículos na região, um pedido do atual Presidente da República por um Memorial dos Presidentes, um pedido do governador do DF por um Monumento ao Cinqüentenário de Brasília (que será comemorado em abril de 2010), e a necessidade de um espaço de convívio na Esplanada.



O mesmo gerou grande polêmica e acabou por não ser efetivado.Além disso,nele ficam claras as idéias de público e privado,demarcações teritoriais,intervalos,usuários entre outras questões abordadas por Hertzberguer.